Desafios do xixi

20:00:00




Ensinar o lugar certo de fazer xixi e cocô é um dos maiores desafios de ter um animal de estimação. Confesso que a Serena ainda não é uma expert nisso, e logo, eu também não sou a mais indicada para ensinar coisas sobre, mas vou compartilhar com vocês o que consegui de evolução.
Quando a Serena chegou ela era literalmente um "regador". Fazia xixi em todos os cantos! E o tempo todo!
Parecia que era só beber água e esvaziar!
Eu realmente pensei que ela jamais ia aprender a fazer nada lá fora. Mas sem desespero (Ou quase!) continuei tentando levar ela sempre no lugar onde eu queria que ela fizesse. Muitas vezes ficava ali fora alguns minutos e ela chorando para voltar sem fazer nada. E quando voltávamos...Fazia em casa!
Acho que não temos uma fórmula infalível, o jeito foi continuar tentando até que ela começasse a fazer onde eu queria. E quando fazia eu a recompensava com petisco, carinho, elogios.
Eu tentei usar aqueles líquidos que incentivam a fazer xixi no lugar certo, tentei inibir que ela fizesse errado limpando os locais que ela fazia com vinagre (produtos de limpeza com cheiro forte e outras coisas) mas na verdade o "segredo" foi insistir, ter muita e muita paciência.
Ter um jornal molhado no xixi também ajuda muito! O jornal é muito útil porque ajuda a orientar pelo olfato e visualmente ele delimita a área de fazer as necessidades.
Particularmente a Serena ainda tem dois jornais localizados perto das portas aqui de casa. Ás vezes ainda não dá tempo de pedir o que também é normal. Temos que entender que com o tempo o cachorro faz menos xixi e aprende a controlar mais. Enquanto é filhote é essencial ensinar o que pode e o que não pode. Ensinar o lugar certo e incentivar a pedir. Mas não podemos exigir que ele segure as necessidades, temos que estar atentos para "adivinhar" um pouco do que o animal quer.
Com carinho e paciência (Muita paciência!) os resultados são muito bons.
Incentivem sempre seus animais para aprender o que for. Eles são muito inteligentes, não podemos subestimar isso.
Ler artigos e dicas sobre como ensinar também é sempre bom. E usar jornais, tapetes higiênicos, incentivadores de xixi e etc é válido.
A questão de macho x fêmea também tem influência porque o macho marca território e é mais complicado ensinar lugar certo. Alguns só aprendem após a castração.
Quanto a Serena, vou continuar insistindo com paciência para que abandone de vez os jornais.

Observação: A foto da Serena fazendo xixi no lugar certo é para comprovar que a paciência e o estímulo são a chave para dar certo!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook