A hora da primeira tosa

12:33:00





A Serena depois de 5 meses fez a primeira tosa. E foi um susto! Sumiu quase meio cachorro naquele monte de pêlos que tirou, mas é uma sensação maravilhosa para escovar depois e para a higiene no geral.
Mas tem detalhes que devemos prestar atenção. Precisamos pesquisar um lugar ou tosador sério para levar nosso animalzinho. Nunca devemos considerar só o preço.
Também temos que avaliar se é preferível levar para tosar ou chamar um tosador em casa. Alguns animais não se portam bem em pet shops e lidam melhor com a tosa caseira. A minha primeira cadela, uma poodle, era assim. Ela era extremamente brava e mordeu a tosadora várias vezes, apesar de sempre tosar de focinheira. Também é legal ambientar o animal com o tosador ou tosadora.
A Serena demorou um pouco a se acostumar com o tosador. No pet não avisaram que se tratava da primeira tosa, o que prejudicou um pouco, mas com muita paciência (característica imprescindível para quem trabalha com animais) ele ganhou o carinho dela. Os detalhes finais da tosa só foram realizados em um outro dia e ela já estava toda feliz quando viu o tosador, abanando a cauda e distribuindo lambidas no nariz dele. Ficamos satisfeitos pois foi um sinal de que ela se ambientou e foi tratada com carinho.
Nos foi recomendado levar o animal mais vezes ao local da tosa para "passear", assim diminui a tensão de ir só para momentos de tosa e ele não associa a lugar a coisas ruins apenas.
Se bem que a Serena já tem a vantagem de gostar de tomar banho. Ela também gostou da máquina de tosar e o tosador usou ela "ao contrário" para massagear o dorso dela. Foi super legal e ela ficou ainda mais calma. Só não gostou mesmo da tesoura para acertar a cara. Essa parte e cortar as unhas ficaram para uma segunda visita. Levamos a cadela para casa com ela parecendo um leão magricela mas é outra super dica deixar alguns detalhes para uma segunda visita, ela voltou para o pet sem estresse. Claro que nem sempre é possível fazer isso, e também não é muito prático, confesso.
Outro detalhe muito importante é definir e trocar ideias com o tosador sobre como será a tosa.
Existem as tosas especificas da raça, tosas higiênicas, tosas não feitas só com a máquina de corte, etc.
A tosa higiênica deve ser feita de menos em menos tempo porque só tira mesmo o excesso de pêlos.
Nem sempre uma tosa especifica da raça é a que você vai escolher para o seu cachorro. A Serena por exemplo não seguiu as tosas de Westie Terrier. Vale muito pesar o que você acha mais prático e bonito para o seu animal. Mais pêlos ou menos pêlos nas patas, orelhas, cabeça, focinho, cauda. Olhem fotos e tentem buscar inspiração para o que é melhor para cada animal. Tipo como é para cortamos os nossos cabelos mesmo.
Saber se o animal tem alguma alergia aos produtos também é importante para a tosa.
Ah, eu também continuo usando os florais como disse no post sobre isso aqui. Eles ajudaram bastante para que a Serena se acalmasse até com o estresse da tosa.


Enfim, olhem a diferença!



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook