West Highland Terrier: Um pouco mais sobre a raça.

14:09:00





No blog falamos de cachorro no geral, mas queria apresentar a vocês um pouco mais da raça da minha querida Serena!

Aqui no Brasil a raça foi popularizada pelo mascote da Ig nos anos 90/2000 e foi quando eu passei a querer um cachorro dessa raça.
Ainda não temos um número tão grande de Westies por aí como os seus "parentes" Yorkshires que também, por exemplo, pertencem a família dos terriers. Então quando saem por aí atraem muita atenção.
A Serena é facilmente confundida com Maltês ou Poodle e dá um trabalhão explicar que ela é uma Westie.
Vamos conhecer um pouco da raça?

Eles são cães originalmente caçadores e a raça é originária da Escócia. Derivam dos Cairn Terrier. E a história da sua origem diz que depois de atingir um cão em sua caçada um nobre resolveu cruzar Cairns até obter um cão de pelagem branca para não confundi-los com raposas.
Assim nasceram os Westies. Cães agitados, brincalhões, resistentes e muito ágeis. São ótimos cães para se ter em casa mas não espere que sejam cães exclusivamente de companhia. Adoram o frio e sofrem no calor pela sua vasta pelagem. Não gostam de ficar no colo e vem até você quando querem e não quando você cansa de chamar (A Serena pelo menos é totalmente assim!).

Podem viver em pequenos espaços, mas necessitam passear. Necessitam de muito estímulo e brincadeira. Também precisam de cuidados especiais para a sua pelagem.
Pentear no minimo uma vez na semana, banhos em intervalos de mais de quinze em quinze dias com produtos adequados ajudam a manter a pelagem sempre sedosa e bem cuidada. Também ajudam os Westies a não ter alergias, que tanto acometem a raça.
Entre os principais problemas de saúde da raça temos as alergias, White Shaker Dog Syndrome (síndrome do tremor neurológico em cães brancos), necrose avascular da cabeça do fêmur, catarata juvenil. No mas são animais resistentes e cheios de saúde.

Sabendo bem o que você quer de um cachorro o Westie pode ser o indicado.
Leve sempre em consideração os gastos com tosa, tempo para pentear e passeios e principalmente que é um cão individualista e de temperamento forte. Ele é "fofinho" mas por baixo dos pêlos, do focinho grande e redondo (apelidado de focinho de trufa) e dos olhos pretos temos um cão que conserva, ainda que sem agressividade, o instinto de caça.

Enfim, é uma raça que eu estou adorando ter. Uma cadela muito brincalhona, a quem eu chamo de "pancada" da cabeça por seu excesso de brincadeiras ás vezes bagunças mas é um sonho realizado! Super recomendo!

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook