Alimentação Saudável

12:57:00







Estou muito, muito e muito atrasada neste post. Então preço desculpas. Mas enfim, agora vai!

A alimentação do animal de estimação é de suma importância e deve ser ministrada com atenção. É indispensável pesquisar sobre as rações e as melhores marcas disponíveis no mercado.


Particularmente, antes da Serena chegar eu queria muito dar a ela alimentação natural. Alimentação natural é uma linha de alimentação que prega o uso de frutas, legumes, carnes, ossos e etc, cozidos ou crus para os animais. E o embasamento é que este tipo de alimentação supre o que o cão precisa e é o que ele comeria vivendo livre na natureza. Entretanto, deve ser feita de forma correta e com o acompanhamento de um veterinário, apesar de muitos não concordarem com este tipo de dieta.


O que leva muitos veterinários a não concordarem com a alimentação natural é o fato de que ela deve ser muito bem feita pelos donos com quantidades e diversidade de alimentos sendo sempre respeitada. Por exemplo: O cachorro não pode sempre comer cenoura, arroz e frango. Dentro da alimentação natural a dieta deve ser variada para suprir a quantidade de proteínas, vitaminas, cálcio, fibras e etc que o cachorro precisa.
Daí vocês podem se perguntar o porquê de eu ter desistido da alimentação natural se parece ser tão boa (E é!) e eu gostei tanto. Bom, infelizmente não disponho de tempo para preparar a dieta para a Serena. Na verdade, eu mesma tenho uma alimentação nada natural e nada saudável.


Diante disto, optei por ração.E entrou na dúvida de qual ração comprar. Bom, não vou falar sobre marcas, muitas são boas e assim como a qualidade os preços também variam bastante. Mas sugiro que pesquisem componentes das rações que escolherem. Nem sempre a mais cara é a melhor.


Li alguns estudos sobre a utilização de milho transgênico para a fabricação da maioria das rações e a correlação disto com o aparecimento de câncer nos animais. Resolvi evitar as rações transgênicas e utilizar a mais natural que encontrei. Segundo lei, os pacotes de rações apresentam um "T" em um triângulo amarelo para alertar sobre a utilização dos transgênicos.


Ainda sobre o câncer, alguns conservantes e antioxidantes artificiais (como o BHT) 
foram apontados como vilões. Evitei então as rações com essas substâncias. Entretanto, vou ressaltar aqui que há divergências sobre a comprovação da ligação da ração e o câncer. Mas eu sou uma mamãe super preocupada e super protetora! 


Depois de eleita a ração ou forma de alimentação devemos levar em consideração a quantidade a ser oferecida para o animal. Idade, peso e porte auxiliam nesta conta. Também vale perguntar ao veterinário sobre isso. Alguns pacotes de ração também apresentam informações interessantes a respeito. Aqui em casa, por exemplo, a Serena faz 3 ou 4 refeições e o pote não fica disponível sempre ao alcance dela. Uma dessas refeições costuma ser um "lanche" que é feito com frutas (banana e maçã) ou legumes (cenoura, beterraba).

E para quem quiser saber mais sobre a alimentação natural, segue o site: http://www.cachorroverde.com.br/ Que eu super recomendo!


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook