Raças in foco: Pastor Belga Malinois

13:59:00


Pensei em fazer uma série aqui no blog falando um pouquinho de algumas raças. Como elas são, donos indicados, entre outros aspectos e como tem uma raça que eu tenho bastante convívio, apesar de não ter um, eu resolvi falar primeiro do Pastor Belga Malinois (se fala Malinoá). 

 Meu pai tem muita experiencia com essa raça e adora. Por ele ter tratado de pastores por mais de 12 anos eu consegui conviver muito tempo com eles. Realmente são cachorros bem leais aos donos, mas é preciso certo cuidado ao escolher um filhote. Atualmente eles estão com uma ninhada que recém completou 2 meses. Os pais, que ele conhece bem, são equilibrados e dóceis na medida certa. Nem sempre os pais são assim, então é preciso tomar cuidado quando se resolve adotar um filhote e saber bem como são e quais as condições atuais dos pais. Principalmente se você escolhe um filhote de uma raça que tem por instinto ser um cão forte e de ataque.


Nesse video que selecionei no YouTube é possível ver os filhotes com pouco mais de 1 mês. O interessante é observar a atitude. Sempre tem um dos filhotes que está a frente dos outros, correndo atrás da câmera e mordendo. Normalmente esse é um filhote dominante e provavelmente será um adulto mais difícil de donos de primeira viagem terem o controle. 

O Pastor Malinois é uma das quatro variedades dos pastores belgas (malinois, tervuren, groenendael e laekenois) e é usado principalmente para cão de guarda. Eles se diferenciam por seu pelo curto e sua coloração. Tem como característica forte ser um cão leal e inteligente, ainda sendo um cão acostumado a ser criado ao ar livre. É brincalhão e precisa de uma alta dose de exercício diário.

Hoje a sua principal atividade é servir a polícias, exércitos e forças especiais de vários países do mundo. É um cão de fácil treinamento para ataque. sempre alerta, corre e salta com muita facilidade e tem um bom convívio com outros cães.

 A raça ainda é pouco conhecida aqui no Brasil, mas geralmente quem conhece se apaixona por ser um cão bem protetor com os familiares, com as crianças e ser um cão de companhia muito afetuoso e livre de agressividade.

Sua saúde é de ferro e raramente sofre de doenças como displasia, por exemplo. É um cão bem equilibrado e ágil quando precisa defender sua casa e sua família, A expectativa de vida dele varia de 12/15 anos e o peso entre 25 kg e 40 kg.

Imagem retirada do Pinterest

You Might Also Like

1 comentários

  1. Nossa, fico impressinada mesmo com essas variedades de pastor belga e o de malinois é aquele que mais parece com cachorro policial, que nem aqueles de filme.
    Ando gostando muito dessa raça, e to querendo arrumar uma aqui pra casa depois de ler o que li aqui.

    ResponderExcluir

Popular Posts

Like us on Facebook