Como acabei com um pequeno cão de guarda em casa

15:00:00



Um pouco mais de um mês atrás escrevi aqui no blog um post de cães que dão indícios de que ficarão bravos na fase adulta. Pensava ser o caso da Hannah.

Na época eu achava que o comportamento de um cão poderia mudar completamente. Aos poucos fui percebendo que independente do ambiente que esse cão vive e dos estímulos dado à ele cada cãozinho nasce com um temperamento e isso é dele, não conseguimos mudar. 

Hannah continuou apresentando alguns comportamentos indesejados então resolvi colocá-la em um adestramento, porque sozinhos não iríamos conseguir controlá-la. 

Nas aulas aprendemos coisas básicas como o comando senta e também a forma correta de repreender e educar. Ela está na sétima aula e sem dúvida posso dizer que está sendo muito bom.

Precisamos trabalhar diariamente com ela, mas ela sem dúvida melhorou cerca de 60% já. 

Descobrimos nas aulas que essa danadinha é uma típica cadela alfa. Ela é determinada e nunca se entrega, sempre tomando a frente em todas as situações. O que dificulta o nosso lado como tutores e ela nos obedecer. E mais, que Hannah tem um temperamento de cão de guarda! 

Em todos esses anos de vida e pesquisando sobre cachorros eu nunca tinha olhado para esse lado. Fui pega totalmente de surpresa.

A coisa é tão séria que existe testes para determinar o temperamento de cada filhote da ninhada e por esse teste podemos saber quais filhotes são melhores para idosos e crianças, quais é melhor manter longe desse público, qual filhote é mais companheiro e qual é o melhor para guarda e outros trabalhos.

Não preciso dizer que sempre pensei em um cachorro de companhia, companheiro e agora tenho que aprender a disciplinar uma nata cadela de guarda. 

Para vocês entenderem um pouquinho mais sobre um cão de guarda, eu vou deixar esse texto aqui da Claudia Pizzolatto do LordCão. Nele eles explicam muito bem como é um cão com espírito de guarda e como os donos devem proceder.

Então vamos as dicas para escolher o filhote certo para você e sua família? Existem alguns testes que podem ser feitos para determinar o temperamento do filhote. Esse que vou descrever aqui é o Volhard.

Aplicar aos 49 dias de vida do filhote

Pré-requisitos: aplique o teste aos 49 dias de vida. É quando o cão está neurologicamente completo e com cérebro de adulto. A cada novo dia as reações estarão mais impregnadas pelo aprendizado anterior. Teste um filhote por vez, em boas condições. Ele deve estar ativo e com boa saúde. Não faça o teste logo depois de ele comer, nem no dia da vacinação e nem no dia seguinte. Aplique o teste na seqüência da tabela abaixo, em local tranqüilo e desconhecido do cão (basta um cômodo ou área com piso não escorregadio, de 4 m2). Além do examinador, que pode ser você ou outra pessoa estranha ao filhote, deve estar presente também o anotador da pontuação, que não pode interferir na atuação do cão. Antes de marcar os pontos, o anotador confirma a avaliação dele com o examinador.

Aplicação: procure não intimidar o filhote. Evite inclinar-se sobre ele, gesticular ou avançar as mãos bruscamente. Fale com suavidade. Ao bater palmas, seja delicado. Se o cão não reagir a você ou demonstrar extremo estresse, afastando a cara e ficando rígido, pode estar estranhando a sua presença. Nesse caso, tente se entrosar com o filhote e reiniciar o teste algum tempo depois.

Avaliação: vale a primeira reação do filhote.

1 - Chamar (Atração por pessoas)
Indica: sociabilidade, treinabilidade.
Como fazer: o criador traz o filhote e sai. Fique a cerca de 1,20 metro do cão, agachado. Bata palmas e, falando de forma afetuosa, estimule-o a vir.
Pontuação: o cão vem logo, animado, e:
a) salta e morde a mão do examinador = 1 ponto;
b) bate com a pata no examinador, lambe a mão = 2 pontos
c) não encosta no examinador = 3 pontos.
O cão:
a) vem logo, sem mostrar ânimo = 4 pontos;
b) vem hesitante = 5 pontos;
c) não vem = 6 pontos (visando aos próximos testes, deixe o cão cheirar sua mão, acaricie-o e converse com ele de forma encorajadora para despertar-lhe a confiança).


2 - Acompanhar (Seguir a liderança humana)
Indica: independência, interação com humanos, treinabilidade.
Como fazer: aplique após o teste anterior sem interrupção. Levante e se afaste devagar. Fale com o cão, bata palmas e chame-o. Só depois marque os pontos de ambos os testes. Enquanto isso, procure interagir com o filhote.
Pontuação: o cão segue logo, animado, e:
a) coloca-se entre os pés do examinador e o morde, atrapalhando a caminhada = 1 ponto;
b) coloca-se entre os pés do examinador = 2 pontos
c) não se coloca entre os pés do examinador nem encosta nele = 3 pontos
O cão:
a) segue logo, mostrando submissão = 4 pontos
b) segue hesitante = 5 pontos
c) não segue ou se afasta = 6 pontos


3 - Restrição (Facilidade de controle sob domínio físico)
Indica: submissão, treinabilidade.
Como fazer: agachado, vire com muita delicadeza o filhote de costas e segure-o com uma mão no peito, sem muita pressão, por até 30 segundos, olhando-o com expressão gentil e tentando estabelecer contato visual, porém sem falar. Observe a reação.
Pontuação:
a) o cão se debate muito e morde = 1 ponto;
b) debate-se muito = 2 pontos;
c) debate-se e aceita, sem evitar contato visual com o examinador = 3 pontos;
d) debate-se pouco e aceita = 4 pontos
e) não se debate = 5 pontos;
f) não se debate e se esforça para evitar contato visual = 6 pontos


4 - Acariciar (Facilidade de controle pelo carinho)
Indica: independência, dominância, aceitação de proximidade de pessoas, treinabilidade.
Como fazer: aplique em seguida ao teste anterior, marque os pontos de ambos depois. Deixe o filhote ficar em pé ou sentar, agache-se ao lado dele e acaricie-o da cabeça à cauda com uma mão. Observe a reação.
Pontuação:
a) pula, bate com as patas, morde, rosna = 1 ponto;
b) pula, bate com as patas = 2 pontos
c) receptivo, roça no examinador e tenta lamber seu rosto = 3 pontos
d) muito receptivo, lambe a mão do examinador = 4 pontos
e) rola no chão e lambe a mão = 5 pontos
f) afasta-se = 6 pontos.

Continue lendo o teste Volhard aqui.

Mão fotografia desenhado por Asierromero - Freepik.com

Designed by Kaboompics / Freepik


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook