Primeiro Banho - Desafios e alegrias do primeiro banho do pet

17:11:00




Estou super atrasada com esse post. O primeiro banho da Serena foi há uma semana.
E foi muito bom! Porque sim, dar banho em um filhote é extremamente complicado dependendo do temperamento do animal.

Quanto ao tempo, a Serena tomou banho com 2 meses e 1 semana. Mas lendo sobre o assunto vi que o cachorro pode tomar banho depois de separado da mãe e dos irmãos. Antes disso não recomendam pois a mamãe reconhece os seus filhotinhos pelo odor característico de cada um. Algumas fontes apontam que o ideal seria dar o primeiro banho após os três meses. Entretanto nesta parte achei algumas divergências. De consenso geral apenas o banho é proibido/ contra indicado antes da separação da mãe.
Serena não é nada serena, como disse antes aqui mesmo. Mas a hora do banho foi cercada do mínimo de "climão". Simplesmente pegamos ela e levamos para o box sem muitos avisos (está muito frio em Petrópolis e por mais que ela seja uma peluda o banho foi com mangueirinha de criança no banheiro daqui).
Lendo sobre o banho vi que ao contrário do que pensava e até fazia antes, o melhor é não fazer cerimônia. Levar para tomar banho e pronto. Quanto mais preparado mais o cachorro ou gato pode tentar resistir.
Serena ainda brincou um pouco no box enquanto eu regulava a temperatura da água com a ajuda da minha mãe, que é uma linda. (Ah, dica importante: Sempre que possível procurem ter um assistente, no caso minha mãe foi meu braço direito e esquerdo. Ela é amor!)
Ela ficou mais calma depois de brincar com água e fazer bagunça. Depois conseguimos uma segurar e a outra ensaboar. (Usei shampoo de bebê com pH neutro e em breve ela começará a usar shampoo de filhote para pêlos brancos.)
Devemos tomar muito cuidado com as orelhinhas. Serena e suas orelhas semi levantadas deu um trabalho. Usamos algodão para tampar e ainda assim lutamos para não deixar água cair. Esse é um dos passos mais importante do banho, então muita atenção aqui
No fim do banho uma toalha macia e quentinha estava a espera da minha pequena. Se estiver muito frio vale até aquecer a toalha. Também usamos frauda para secar os olhos e a carinha. Secar bem as orelhas com frauda também é indispensável.
Serena tem pelagem dupla então deixamos ela secar o dia todo correndo no sol, dormindo no sol da manhã e pela tarde brincamos. Ela não necessitou de usar o secador, mas eu recomendo. De preferência usem secador no modo de "ar frio" e com o mínimo de barulho que puder. 
No final penteamos minha pequena que ficou quietinha e só me deu umas mordidas por "esporte" né...filhote!
Resumão:

  • Shampoo apropriado (de bebê com pH neutro ou para pets, de filhote) ;
  • Tolha macia e quentinha;
  • Local adequado confortável para o pet e com água morna;
  • Algodão para proteger as orelhinhas;
  • Frauda para secar a cara (olhos, focinho e orelhas com muito carinho);
  • Secador de cabelo;
  • Escova macia ou de bebê para pentear.




Espero ter ajudado vocês e até a próxima!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Awww que fofo, essa postagem me fez lembrar os banhos que eu dava no meu cachorro <3 Eu pensei que teria fotos da Serena durante o banho mas com certeza não daria por conta do trabalho hahaha, mas adorei a postagem <3 <3
    blogcarlosabreu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Então, não consegui mesmo tirar porque ela ficou agitada, apesar de que adora banho HAHAHA tirei dela molhada, mas ficou com a cara tão engraçada. Visitei seu blog e adorei seu post sobre o filme "Boa noite, mamãe" Amei este filme! Beijo e obrigada ;*

      Excluir

Popular Posts

Like us on Facebook